A Meta, responsável por plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou nesta terça-feira (29) o lançamento de seu primeiro aplicativo de assistente com inteligência artificial. A novidade marca a entrada direta da empresa na disputa com ferramentas como o ChatGPT.
Batizado de Meta AI, o aplicativo foi apresentado por Mark Zuckerberg em um vídeo publicado no Instagram. O app já está disponível para download nas lojas dos Estados Unidos, mas ainda não há previsão de chegada ao mercado brasileiro.
Com o novo app, os usuários poderão não apenas interagir com a inteligência artificial para obter respostas e suporte, mas também criar e compartilhar conteúdos gerados por IA, de maneira similar ao que acontece nas demais redes sociais da companhia.
“Um bilhão de pessoas já usam a inteligência artificial da Meta por meio de nossos aplicativos”, disse Zuckerberg, convidando as pessoas a testar o que ele chamou de “novo aplicativo independente.”
O Meta AI chega ao mercado em um cenário dominado pela OpenAI, cuja ferramenta ChatGPT segue na liderança entre os assistentes de IA generativa, impulsionada por constantes atualizações.
“Começaremos de forma bem básica, com apenas um pouco de contexto sobre seus interesses”, acrescentou o CEO. “Mas, com o tempo, você poderá permitir que a Meta AI aprenda muito mais sobre você e as pessoas que você ama, por meio de nossos aplicativos.”
A empresa afirmou que o novo aplicativo substitui o Meta View, anteriormente utilizado para configurar os óculos inteligentes Ray-Ban Meta, e facilitava a integração das conversas entre os óculos, o app móvel e as interfaces de desktop.
Lançamento no Brasil
A Meta anunciou que ainda não há uma data definida para o lançamento do app Meta AI no Brasil.
“Estamos trabalhando para levar a Meta AI e recursos como multimodalidade, voz e personalização para mais pessoas ao redor do mundo, mas hoje ainda não temos novidades para compartilhar sobre o cronograma.”
“Essa expansão está acontecendo de forma gradual. Estamos adotando uma abordagem cuidadosa em cada região para garantir a melhor experiência para os usuários.”