As vendas da BYD no terceiro trimestre recuaram 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo cálculos da Reuters a partir de um documento divulgado nesta quarta-feira (1º). Trata-se da primeira queda trimestral da fabricante chinesa de carros híbridos e elétricos desde o segundo trimestre de 2020, quando o surto de Covid-19 interrompeu os negócios.
Números do trimestre e impacto
A líder do mercado chinês vendeu 1,106 milhão de veículos entre julho e setembro. Em setembro, especificamente, a retração foi de 5,88% nas vendas e de 8,47% na produção, ampliando a tendência de desaceleração em suas gigantes fábricas.
Fim da era de expansão acelerada?
O desempenho reforça os sinais de que a fase de crescimento recorde da BYD — impulsionada por incentivos do governo chinês para a adoção de veículos elétricos — pode estar chegando ao fim.
Competição e guerra de preços
A montadora enfrenta crescentes desafios para se manter competitiva em meio a uma guerra de preços cada vez mais intensa no maior mercado automotivo do mundo.
Metas revisadas
A BYD reduziu sua meta anual de vendas em até 16%, passando a projetar 4,6 milhões de unidades em 2025. A meta foi confirmada pelo gerente geral de marca e relações públicas da empresa, Li Yunfei, em entrevista ao South China Morning Post.