RESUMO DESSE CONTEÚDO
A BYD ampliou sua frota marítima com o lançamento do navio Jinan, o oitavo da marca, capaz de transportar 9.200 carros. Com ele, a fabricante chinesa passa a ter capacidade anual para levar mais de 1 milhão de veículos pelo mundo. Os oito navios — lançados em menos de dois anos — incluem modelos como Shenzhen, Xi’an, Changsha e Explorer 1, e juntos podem transportar até 64.800 carros simultaneamente.
Todos são híbridos, operando com óleo combustível, gás natural e baterias, e utilizam o sistema Ro-Ro, que dispensa guindastes no embarque. O investimento total foi de R$ 3 bilhões, e o Brasil é um dos destinos da frota: o porto de Itajaí (SC) já recebeu mais de 7 mil carros BYD, em uma operação que envolveu centenas de profissionais e caminhões-cegonha.
Conteúdo resumido pelo autor para vídeo.
A BYD acaba de expandir sua frota — e não de carros, mas de navios. A fabricante chinesa inaugurou recentemente o Jinan, sua oitava embarcação, capaz de transportar até 9.200 veículos de uma só vez.
Com essa adição, a montadora alcança uma capacidade anual de transporte superior a 1 milhão de carros pelo mundo, consolidando-se como uma das marcas mais estruturadas também na logística marítima.
Frota completa da BYD: oito navios em menos de dois anos
O Jinan se junta a outros navios de grande porte da BYD, como os Shenzhen, Xi’an e Changsha, todos com capacidade para 9.200 carros. Já os Explorer 1, Changzhou, Hefei e Zhengzhou carregam até 7.000 veículos cada.
Confira a frota completa:
- Explorer 1 – 7.000 carros
- BYD Hefei – 7.000 carros
- BYD Changzhou – 7.000 carros
- BYD Shenzhen – 9.200 carros
- BYD Xi’an – 9.200 carros
- BYD Changsha – 9.200 carros
- BYD Zhengzhou – 7.000 carros
- BYD Jinan – 9.200 carros
Impressionante é que os oito navios foram lançados em menos de dois anos: o primeiro, Explorer 1, começou a operar em janeiro de 2024, enquanto o mais recente, Jinan, entrou em serviço em setembro de 2025.

Navios híbridos e sustentáveis
Assim como seus “irmãos” marítimos, o Jinan é um navio híbrido, que pode navegar usando óleo combustível ou gás natural, sempre em conjunto com baterias de alta capacidade.
Além disso, todos são do tipo Ro-Ro (roll-on/roll-off) — com rampas integradas para entrada e saída dos veículos — dispensando o uso de guindastes e agilizando o processo de embarque.
Investimento bilionário e capacidade impressionante
A expansão da frota exigiu um investimento de cerca de R$ 3 bilhões. Juntas, as embarcações da BYD podem transportar até 64.800 carros simultaneamente.
Com essa estrutura, a marca fortalece sua operação global e garante maior eficiência logística nas exportações.
Brasil tem papel estratégico nas operações marítimas
O Brasil é um dos destinos dos navios da BYD. A primeira viagem do BYD Shenzhen teve como destino o porto de Itajaí (SC). Em maio de 2025, a marca trouxe 7.292 carros, incluindo Song Pro, novo Song Plus e Song Plus Premium, todos híbridos.
A operação mobilizou cerca de 130 caminhões-cegonha e 500 profissionais, entre portuários e motoristas. Aproximadamente 100 veículos circularam por hora durante o desembarque, com monitoramento digital em tempo real para garantir eficiência e segurança.
Com o lançamento do Jinan, a BYD não apenas reforça sua frota, mas também mostra como a integração entre inovação, sustentabilidade e logística eficiente pode impulsionar o crescimento global da marca.