RESUMO DESSE CONTEÚDO
O novo Nissan Kicks 2025 chegou com motor turbo, nova plataforma e mais tecnologia, mas, surpreendentemente, vende menos que o antigo. A geração passada, rebatizada como Kicks Play, ainda representa 66% das vendas do SUV no Brasil, segundo dados da K.Lume. Só em setembro, foram mais de 4 mil unidades do Kicks Play contra pouco mais de 2 mil do novo modelo. Isso acontece porque o Play é mais barato e tem melhor custo-benefício, enquanto o novo Kicks ficou mais caro e sofisticado.
Mas essa história está perto do fim: a Nissan prepara um novo SUV de entrada, o Kait, que deve chegar em 2026 para substituir o Kicks Play.
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O Nissan Kicks ganhou uma nova geração em 2025, mas a antiga não saiu de linha. A versão lançada em 2017 foi rebatizada como Kicks Play e continua sendo vendida ao lado do novo SUV compacto. Surpreendentemente, o modelo antigo ainda representa a maior parte das vendas da linha Kicks no Brasil, segundo dados da consultoria K.Lume.
Mesmo sendo carros diferentes, os números de ambos são somados nos relatórios do Renavam e da Fenabrave, o que ajuda a manter o nome “Kicks” entre os SUVs mais vendidos do país. No entanto, ao analisar o mix de versões, o cenário muda bastante.
Kicks antigo domina as vendas
A consultoria K.Lume revelou que o Kicks antigo responde por 66% dos emplacamentos da linha. Confira o desempenho por versão em setembro de 2025:
Posição | Carro | Vendas |
---|---|---|
1 | Nissan Kicks Play Active CVT | 1.830 |
2 | Nissan Kicks Play Sense CVT | 1.624 |
3 | Nissan Kicks Advance AT | 939 |
4 | Nissan Kicks Play Advance CVT | 693 |
5 | Nissan Kicks Platinum AT | 432 |
6 | Nissan Kicks Sense AT | 424 |
7 | Nissan Kicks Exclusive AT | 361 |
8 | Outras versões (remanescentes 2025) | 16 |
— | Total | 6.319 |
O Kicks somou 6.319 unidades em setembro de 2025 — um dos melhores resultados de sua história. No entanto, apenas 2.156 unidades (34%) correspondem à nova geração produzida em Resende (RJ) desde abril. A versão Kicks Play Active CVT foi a mais vendida (1.830 unidades), seguida pela Play Sense CVT (1.624). O novo Kicks Advance ficou apenas na terceira posição, com 939 registros.
Estratégia antiga na indústria automotiva
A prática de vender duas gerações de um mesmo carro não é novidade no Brasil. Casos como Fiat Palio e Uno, Volkswagen Gol e Chevrolet Onix seguiram essa lógica.
Manter o modelo antigo nas concessionárias reduz custos, já que não é preciso desenvolver um veículo mais simples do zero. A marca apenas faz um “downgrade” do modelo anterior, tornando-o mais acessível.
Essa estratégia também abre espaço para versões mais modernas e sofisticadas, como o novo Nissan Kicks — que traz motor turbo, câmbio automatizado, nova central multimídia e tecnologias inéditas.
Entretanto, os preços mais altos do novo modelo fazem com que muitos consumidores optem pelo Kicks Play, que oferece melhor custo-benefício.
Novo SUV de entrada da Nissan vem aí
O Kicks Play deve ter vida curta no mercado brasileiro. A Nissan já confirmou planos para lançar um novo SUV de entrada para competir com Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera. O investimento de R$ 2,8 bilhões na fábrica de Resende (RJ) inclui esse novo projeto, que deve reutilizar a plataforma do Kicks Play 2017.
Segundo informações preliminares, o novo SUV — que pode se chamar Nissan Kait — terá carroceria e interior totalmente novos, mas manterá o motor 1.6 flex aspirado de até 113 cv e 15,3 kgfm, com câmbio CVT. Uma versão manual também é cogitada. O modelo já foi visto em testes e deve ser apresentado até o primeiro semestre de 2026, podendo ter seus primeiros teasers exibidos no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.
Apesar da chegada do novo Kicks, o antigo ainda domina as vendas e continua sendo uma opção atrativa pelo preço e confiabilidade. Enquanto isso, a Nissan prepara o Kait, seu novo SUV de entrada, que promete ocupar o espaço deixado pelo Kicks Play e ampliar a presença da marca no competitivo segmento de SUVs compactos.