RESUMO DESSE CONTEÚDO
Em setembro de 2025, os carros mais desejados pelos brasileiros foram o Hyundai Creta, Volkswagen Polo e Toyota Corolla Cross, todos com mais de 4 mil emplacamentos no varejo.
Vale lembrar que esses números consideram apenas vendas diretas ao consumidor, sem incluir negociações feitas pelas fabricantes para empresas, locadoras ou frotas corporativas.
Logo depois, aparecem o Chevrolet Onix e o recém-lançado Volkswagen Tera, seguidos por Fiat Fastback, Strada e Chevrolet Tracker.
O ranking geral de vendas é diferente, liderado por Fiat Strada, VW Polo e Fiat Argo, porque a maioria das vendas é corporativa.
Além disso, a oferta do Corolla Cross foi interrompida após um vendaval atingir a fábrica da Toyota em Porto Feliz, abrindo espaço para novos modelos no varejo.
Conteúdo resumido pelo autor para vídeo.
Em setembro de 2025, os carros mais queridos pelos consumidores brasileiros foram o Hyundai Creta, o Volkswagen Polo e o Toyota Corolla Cross. Cada um deles superou 4 mil emplacamentos no varejo, liderando o ranking de vendas voltado ao consumidor final, segundo dados do Renavam divulgados pela Fenabrave.
Entenda o ranking do varejo
O levantamento considera apenas vendas no varejo, ou seja, transações realizadas entre concessionárias e consumidores finais. Vendas diretas, feitas pelas fabricantes para empresas como locadoras, frotas corporativas ou taxistas, não entram nesse cálculo.
Outros destaques de setembro
Após o Corolla Cross, o Chevrolet Onix aparece em quarto lugar no ranking. Logo em seguida, um lançamento recente mostra força no mercado: o Volkswagen Tera ficou em quinto lugar. Outros modelos que completam o top 10 são: Fiat Fastback, Fiat Strada e Chevrolet Tracker.
Por que os favoritos do consumidor nem sempre são os mais vendidos?
Em setembro, apenas 48% dos veículos vendidos no Brasil foram negociados no varejo. Os outros 52% ocorreram como vendas diretas entre fabricantes e clientes corporativos.
Isso explica por que o ranking geral de vendas de carros difere do ranking do consumidor final: ele é liderado por Fiat Strada, Volkswagen Polo e Fiat Argo, seguido de Hyundai HB20 e Volkswagen Saveiro. Ou seja, muitos modelos têm alta demanda por conta de compras empresariais, e não necessariamente pela preferência direta do público.
O futuro do Toyota Corolla Cross no varejo
O último trimestre de 2025 deve trazer mudanças na lista de carros mais licenciados no varejo. A oferta do Corolla Cross foi interrompida depois que a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP) sofreu danos graves após um vendaval no fim de setembro. Com isso, novos modelos devem ocupar o espaço deixado pelo SUV da Toyota.