Com a alta dos combustíveis e a busca por opções mais sustentáveis e econômicas, escolher uma moto que alie desempenho e baixo consumo de combustível é essencial. Além de ser uma alternativa prática para o trânsito urbano e viagens curtas, as motos econômicas ajudam a reduzir os gastos no dia a dia, oferecendo excelente custo-benefício. Neste conteúdo a LUONA apresenta as 5 motos mais econômicas de 2025, analisando suas principais características, consumo e vantagens para quem deseja fazer uma escolha inteligente e econômica.
Honda Biz 125 2025
A Honda Biz ocupa o posto de segunda moto mais vendida no Brasil, perdendo apenas para a CG 160, e isso não é por acaso. Desde seu lançamento em 1998, ela conquistou destaque ao atender um público que valoriza a praticidade, combinando facilidade de pilotagem com baixo consumo de combustível entre seus principais atrativos.
As CUBs (Category Upper Basic, ou “categoria básica superior”), como a Biz, anteciparam a popularidade das scooters ao trazerem um escudo frontal maior e eliminarem a necessidade de embreagem nas trocas de marcha, tornando o uso ainda mais simples.
A Biz 125 2025 incorpora uma novidade inspirada nas scooters: o freio traseiro foi reposicionado do pedal direito para a mão esquerda, garantindo uma pilotagem mais intuitiva e segura.
Nesta nova geração, a Biz vem equipada exclusivamente com motor de 125 cilindradas, aposentando a versão de 110 cm³ para atender às exigências do Promot5.
Seu motor monocilíndrico de 123,9 cm³ entrega 9,53 cv de potência e 1,03 kgfm de torque, com consumo impressionante de 62,8 km/l, de acordo com a Honda.
A Biz 125 2025 está disponível em duas versões: ES e EX. A versão ES custa R$ 12.000, enquanto a EX, com rodas de liga leve como diferencial, é vendida por R$ 14.970.
- Consumo: 62,8 km/l;
- Autonomia: 314 km.
Honda Elite 125
A scooter de entrada da Honda passou por mudanças significativas para atender às exigências do novo regulamento de emissões. Seu motor, com 123,9 cm³, entrega 8,2 cv de potência e 1,06 kgfm de torque. Contudo, as alterações não se limitaram à parte técnica.
Em testes realizados o consumo médio superou o valor divulgado pela fabricante: após percorrer 58 quilômetros na cidade, a média foi de 51,9 km/l com gasolina. Já o consumo oficial, medido pelo Instituto Mauá em um circuito misto (urbano e rodoviário), é de 49,9 km/l.
- Consumo: 49,9 km/l;
- Autonomia: 264 km.
Honda Pop 110i ES 2025
A Honda Pop 110i foi atualizada com um motor compatível com as novas normas de emissões e agora conta com a praticidade da partida elétrica por botão (ES, do inglês Electric Starter).
Projetada para ser o modelo mais acessível da marca japonesa, a Pop 110i ES tem preço inicial de R$ 9.690, sendo a única motocicleta da Honda com valor abaixo dos R$ 10 mil.
Equipada com um motor de 109,5 cm³, oferece 8,43 cv de potência e 0,9 kgfm de torque. Embora o desempenho não seja seu ponto forte, o baixo consumo de combustível é um dos grandes atrativos, especialmente para quem utiliza a moto para trabalho, como em serviços de entrega.
De acordo com o Instituto Mauá, a Pop 110i ES tem uma média de consumo de 49,1 km/l. Com capacidade de 4 litros no tanque, a autonomia chega a até 206 km.
- Consumo: 49,1 km/l (gasolina);
- Autonomia: 206 km.
Honda NXR 160 Bros
A NXR 160 Bros é equipada com um motor de 160 cilindradas, sendo uma excelente escolha para quem busca uma motocicleta ágil tanto para deslocamentos urbanos quanto para aventuras fora de estrada.
Compartilhando o mesmo motor de 162 cilindradas da CG, a Bros entrega 14,5 cv de potência máxima. Embora ambas contem com câmbio de cinco marchas, a Bros se destaca por ter a quinta marcha alongada, o que reduz a rotação do motor em altas velocidades, resultando em maior economia de combustível.
Com esse diferencial, a Bros apresenta uma média de consumo de 47 km/l quando abastecida com gasolina, enquanto a CG alcança 45,9 km/l. Ambas possuem motor flex, permitindo o uso de etanol em qualquer proporção. Apesar das melhorias no nível de emissões do novo motor da Bros, seu consumo aumentou levemente em relação à versão anterior, que tinha uma média de 47,7 km/l.
Por outro lado, o design mais esguio da Bros traz uma desvantagem: seu tanque de combustível é dois litros menor que o da CG, reduzindo a autonomia para menos de 600 quilômetros.
- Consumo: 47 km/l;
- Autonomia: 564 km.
Honda CG 160
A motocicleta mais vendida do Brasil por 48 anos é também a quinta mais econômica do país. Equipada com um motor de 162 cilindradas, ela suporta o peso de 120 kg, somado ao do piloto, com potência de 14,7 cv e torque de 1,4 kgfm.
Com preço inicial de R$ 16.194, o modelo city vem com câmbio manual de cinco marchas e freios combinados, que otimizam a frenagem nas duas rodas. Na versão topo de linha, Titan, que custa R$ 19.230, o sistema de freios é ABS.
O tanque de 14 litros proporciona à popular CG uma autonomia superior a 600 quilômetros, tornando-a a motocicleta com maior alcance por tanque entre as cinco mais econômicas.
- Consumo: 45,9 km/l;
- Autonomia: 642 km.