Fundada em 1899, a Fiat (Fabbrica Italiana Automobili Torino) é uma das montadoras de automóveis mais icônicas da Itália e do mundo. Reconhecida por sua inovação, design arrojado e eficiência, a Fiat desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da indústria automotiva global. A marca se destaca tanto por seus veículos compactos e acessíveis quanto por modelos de luxo que incorporam a elegância italiana. Ao longo de sua história, a Fiat não apenas moldou a paisagem automobilística, mas também conquistou prêmios importantes e uma base de consumidores fiel.
Conheça a Fiat
FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino) é uma das marcas pertencentes à Stellantis, um dos maiores grupos automotivos do mundo, com sede global na cidade de Turim, no norte da Itália. A Fiat Automobiles S.p.A. foi criada em janeiro de 2007, como parte da reestruturação dos negócios automotivos da empresa, cuja história remonta a 1899, ano em que o primeiro veículo Fiat foi fabricado. Entre seus acionistas notáveis ao longo da história, destaca-se a Igreja Católica.
História da Fiat
FIAT é um acrônimo para Fabbrica Italiana Automobili Torino (“Fábrica Italiana Automobilística de Turim”, em português), mas também significa “faça-se” em latim. Fundada por Giovanni Agnelli em 11 de julho de 1899, a empresa começou sua trajetória focada na fabricação de automóveis. Após a Primeira Guerra Mundial, com apoio governamental, expandiu suas operações para outras áreas, como aviação, tratores, trens e construção.
Gianni Agnelli, neto do fundador, liderou a FIAT de 1966 até sua morte em 2003, sendo sucedido por seu irmão, Umberto Agnelli. Após o falecimento de Umberto, em 2004, Luca Cordero di Montezemolo assumiu a presidência, enquanto John Elkann, neto de Gianni, tornou-se vice-presidente aos 28 anos. Atualmente, outros membros da família Agnelli continuam na gestão da empresa.
Inicialmente, a FIAT dedicava-se à fabricação de automóveis, veículos industriais e agrícolas. Já na primeira década do século XX, produzia também locomotivas e, durante a Primeira Guerra Mundial, passou a fabricar ambulâncias, metralhadoras e motores para submarinos. Com o tempo, a empresa diversificou suas operações e, hoje, atua em diversos setores industriais e financeiros. Embora seu centro de operações esteja na Itália, o grupo possui subsidiárias em 61 países, somando 1.063 unidades e empregando 223.000 pessoas, sendo 111 mil fora da Itália.
No Brasil, a FIAT foi líder de vendas por 13 anos consecutivos, de 2003 a 2015. A empresa chegou ao país nos anos 1970, como parte de uma estratégia de expansão comercial. O mercado brasileiro era atraente devido às oportunidades de crescimento e à facilidade de exportação para outros países. Além disso, a ditadura militar vigente na época era vista de forma favorável pela direção da montadora.
Em abril de 2014, o Greenpeace lançou uma campanha pedindo que a FIAT e outras líderes de vendas fabricassem no Brasil veículos com a mesma eficiência energética dos modelos europeus e investissem em carros elétricos.
Recentemente, a FIAT tem aumentado seus investimentos em iniciativas sustentáveis e plataformas de carsharing, como a Enjoy, que opera na Itália, promovendo mobilidade compartilhada e sustentável.
Sobre o logotipo da Fiat
O logotipo inicial da Fiat era simplesmente o nome da marca escrito. Em 1901, as iniciais FIAT foram introduzidas pela primeira vez em um formato distinto no logotipo. De 1904 a 1921, o emblema evoluiu para uma forma oval revestida, e o nome completo foi removido. Entre 1921 e 1931, o logotipo assumiu a forma de um círculo decorado com folhas de louro, contendo as iniciais da marca, com variações de cores ao longo desse período. Em 1931, a Fiat passou a usar um escudo vermelho simples, sem a coroa de flores, com as letras alongadas.
Em 1969, foi apresentado o logotipo conhecido internamente como “romboide”, com as iniciais FIAT dispostas em quatro losangos interligados. Durante os anos 1970, esse emblema foi gradualmente introduzido, embora a coroa de louros continuasse sendo utilizada em modelos esportivos, como o 124 Spider, 127 Sport, X1/9 e Abarth. Em 1983, foi lançado um novo símbolo corporativo inspirado no “romboide”, com cinco barras cromadas inclinadas em 18 graus, frequentemente aplicado em tamanho reduzido no canto das grades frontais.
Em 1999, a coroa de louros retornou ao logotipo para comemorar o centenário da Fiat. Entre 2000 e 2003, o antigo logotipo romboide foi mantido na parte traseira dos veículos, enquanto na frente apareceu um emblema circular inspirado nos modelos de 1929, com folhas de louro, fundo azul e estilo vintage. Este foi considerado um logotipo de transição. Em 26 de outubro de 2006, a Fiat decidiu novamente atualizar seu logotipo, que estreou em 2007 no Fiat Bravo. Este novo design remete aos usados entre as décadas de 1930 e 1960, apresentando as letras FIAT em marfim, alongadas e posicionadas em um fundo circular vermelho com detalhes cromados e uma moldura sombreada.
Em 2021, com o lançamento da nova Fiat Strada, a marca apresentou um logotipo secundário chamado “Fiat Flag”. Inspirado no emblema frontal de 1982, ele traz as cores da bandeira italiana e passou a ser utilizado ao lado do logotipo principal, especialmente no painel frontal dos veículos.
Fiat fora da Itália
A empresa tem presença consolidada em diversos países e foi uma das pioneiras na instalação de fábricas no Leste Europeu, especialmente na antiga União Soviética, com unidades em Vladivostok, Kiev e Togliattigrad. O caso mais emblemático é o da fabricante russa AutoVAZ, mais conhecida pela marca Lada. Atualmente, a empresa possui fábricas no Brasil, Turquia, China, Polônia, Argentina, África do Sul, México e Índia. Nessas localidades, produz modelos adaptados às necessidades dos mercados locais e, em alguns casos, voltados para exportação, como a linha Palio.
No Brasil, segundo informações da própria montadora, a FIAT está presente desde 1976 com uma fábrica em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A construção da planta teve início em 1973 e foi concluída três anos depois. O Fiat 147 foi o primeiro veículo a sair de suas linhas de montagem. Hoje, a fábrica de Betim é a maior produtora de veículos do Grupo Fiat no mundo.
Nos Estados Unidos, entretanto, a marca Fiat enfrentou dificuldades, principalmente devido à fragilidade de seus primeiros modelos, o que levou o nome FIAT a ser associado ao jocoso acrônimo “Fix It Again, Tony” (conserte isso de novo, Tony). Em contrapartida, as marcas Ferrari, Maserati, Lancia e Alfa Romeo, que também pertencem ao Grupo Fiat, desfrutam de reconhecimento e prestígio global.
No Brasil, a Fiat começou a ganhar relevância na década de 1980 com o lançamento de carros populares como o Uno. Com o tempo, a marca introduziu veículos de maior qualidade e motores mais avançados, conquistando uma fatia significativa do mercado automobilístico brasileiro.