O Citroën Basalt foi avaliado pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP), e o resultado divulgado nesta terça-feira (14) trouxe uma grande decepção: o modelo recebeu nota zero em segurança, ou seja, nenhuma estrela.
Para alcançar o topo da avaliação, um carro precisa atingir cinco estrelas, e o Basalt ficou longe disso.
No detalhamento técnico, o SUV compacto alcançou 39% na proteção de adultos, 58% para crianças, 53% para pedestres e 35% nos sistemas de assistência à segurança. O modelo vem equipado com apenas quatro airbags, o que também pesou na nota final.
Estrutura instável e falhas no impacto frontal
Segundo o relatório do Latin NCAP, a proteção da cabeça e do pescoço de motorista e passageiro foi considerada boa, mas o peito do motorista teve desempenho marginal, enquanto o do passageiro foi classificado como insuficiente.
Outro ponto grave foi a estrutura do habitáculo, considerada instável e incapaz de suportar impactos mais severos.
No teste lateral, os resultados foram melhores — com boa proteção para cabeça, pelve, abdômen e peito. Já no teste de “whiplash”, que avalia o movimento brusco da cabeça em colisões traseiras, o assento teve proteção apenas marginal.
Além disso, o Basalt não possui itens modernos de segurança ativa, como frenagem automática de emergência, limitador de velocidade e assistência de permanência em faixa — todos considerados essenciais para um bom desempenho nos testes atuais.
Resposta da Stellantis
Após a divulgação do resultado, a Stellantis, grupo que controla a Citroën, divulgou nota reafirmando seu compromisso com a segurança veicular. A empresa destacou que todos os modelos vendidos na América do Sul atendem às normas legais e técnicas vigentes, e que os carros passam por testes rigorosos no Safety Center de Betim (MG), considerado o mais moderno centro de colisão do hemisfério sul.
A Stellantis também argumentou que a segurança é “um conjunto concebido desde o início do desenvolvimento do veículo”, e que o Basalt possui carroceria com aço de alta e ultra resistência, oferecendo boa proteção estrutural dentro dos padrões legais.
Conheça é Citroën Basalt
O Citroën Basalt é um SUV compacto que compartilha componentes com o C3 e o Fiat Argo. A versão de entrada vem com motor 1.0 Firefly aspirado, de até 75 cv e 10,7 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
As versões mais caras recebem o motor 1.0 turbo flex (T200), que entrega 130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio CVT de sete marchas simuladas.
Mesmo na configuração básica, o modelo traz de série:
- 4 airbags (frontais e laterais dianteiros);
- câmera de ré;
- controle de tração e estabilidade;
- assistente de partida em rampa;
- monitoramento da pressão dos pneus.
Já os sensores de estacionamento e o piloto automático só aparecem nas versões mais completas.
Preços do Citroën Basalt (2025)
- Basalt Feel 1.0 MT: R$ 93.990
- Basalt Feel 1.0 Turbo 200: R$ 108.990
- Basalt Shine Turbo 200: R$ 113.990
- Basalt Dark Edition Turbo 200 AT: R$ 114.990
Hyundai Tucson tem desempenho oposto
Enquanto o Basalt ficou com nota zero, o Hyundai Tucson obteve cinco estrelas no mesmo teste do Latin NCAP. Produzido na Coreia do Sul e na República Tcheca, o modelo alcançou 84% para adultos, 92% para crianças, 75% para pedestres e 96% em assistência de segurança.
O Tucson testado ainda não está à venda no Brasil — sua chegada está prevista para 2026. Ele conta com seis airbags, limitador de velocidade de série e sistemas como frenagem automática de emergência e assistência de faixa como opcionais.