O Inmetro divulgou a primeira lista de 2025 sobre o consumo de combustível dos veículos disponíveis no Brasil. Foram analisados quase 1.200 modelos, abrangendo carros elétricos, híbridos, movidos a gasolina e/ou álcool, além dos modelos a diesel.
A atualização foi divulgada no site do órgão e integra o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que também é responsável por adicionar ao para-brisa dos veículos o conhecido adesivo de eficiência energética, já habitual em eletrodomésticos.
Quanto as notas
A primeira lista do ano traz algumas novidades, como o aumento da presença de híbridos fabricados no Brasil, destacando os novos Fiat Pulse e Fastback Hybrid. Também é possível observar um melhor entendimento do impacto do Proconve L8 (a 8ª fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que entrou em vigor em janeiro, impondo regras mais rígidas sobre a emissão de poluentes em veículos zero-quilômetro.
O levantamento considera a versão mais eficiente de cada modelo zero-quilômetro e classifica os veículos com médias de consumo geral semelhantes na mesma posição. Por definição, a pesquisa inclui todos os carros sem transmissão manual, abrangendo, portanto, modelos com câmbio CVT e de dupla embreagem.
O trabalho consiste em medir o consumo de energia em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados no mercado. Em outras palavras, é avaliado o quanto de energia é necessário para que um automóvel percorra determinada distância.
Quanto menor for o consumo por quilômetro, mais eficiente será o veículo. A medição é realizada por meio de um teste padronizado de consumo, em condições controladas, e a classificação é dada por uma nota que varia de “A” para os modelos mais eficientes até “E” para os menos eficientes.
Lista dos carros automáticos flex mais econômicos
- Toyota Corolla (Motor 1.8 com sistema híbrido flex e câmbio CVT): consumo energético – 1,21 MJ/km; consumo cidade – 12,8 km/l (etanol) / 18,5 km/l (gasolina); consumo estrada – 11,1 km/l (etanol) / 15,7 km/l (gasolina): Nota B
- Toyota Corolla Cross (Motor 1.8 com sistema híbrido flex e câmbio CVT): consumo energético – 1,29 MJ/km; consumo cidade – 12,5 km/l (etanol) / 17,7 km/l (gasolina); consumo estrada – 10,1 km/l (etanol) / 14,6 km/l (gasolina): Nota B
- Fiat Cronos (Motor 1.3 flex e câmbio automático CVT): consumo energético – 1,50 MJ/km; consumo cidade – 9,3 km/l (etanol) / 13,3 km/l (gasolina); consumo estrada – 11 km/l (etanol) / 15 km/l (gasolina): Nota B
- Hyundai HB20S (Motor 1.0 turboflex e câmbio automático de seis marchas): consumo energético – 1,51 MJ/km; consumo cidade – 9 km/l (etanol) / 13 km/l (gasolina); consumo estrada – 11,2 km/l (etanol) / 16 km/l (gasolina): Nota B
- Honda City (Motor 1.5 flex e câmbio CVT): consumo energético – 1,53 MJ/km; consumo cidade – 9,2 km/l (etanol) / 13,1 km/l (gasolina); consumo estrada – 10,5 km/l (etanol) / 15,2 km/l (gasolina): Nota C
- Honda City Hatch (Motor 1.5 flex e câmbio CVT): consumo energético – 1,53 MJ/km; consumo cidade – 9,1 km/l (etanol) / 13,3 km/l (gasolina); consumo estrada – 10,5 km/l (etanol) / 14,8 km/l (gasolina): Nota C
- Hyundai HB20 (Motor 1.0 turboflex e câmbio automático de seis marchas): consumo energético – 1,54 MJ/km; consumo cidade – 9,1 km/l (etanol) / 13,1 km/l (gasolina); consumo estrada – 10,5 km/l (etanol) / 14,8 km/l (gasolina): Nota C
- Fiat Pulse (Motor 1.0 turboflex com sistema híbrido leve e câmbio CVT): consumo energético – 1,54 MJ/km; consumo cidade – 9,3 km/l (etanol) / 13,4 km/l (gasolina); consumo estrada – 10,2 km/l (etanol) / 14,4 km/l (gasolina): Nota C
- Toyota Yaris Sedã (Motor 1.5 flex e câmbio CVT): consumo energético – 1,55 MJ/km; consumo cidade – 9,2 km/l (etanol) / 12,7 km/l (gasolina); consumo estrada – 10,6 km/l (etanol) / 14,9 km/l (gasolina): Nota C
- Chevrolet Onix Plus (Motor 1.0 turboflex e câmbio automático de seis marchas): consumo energético – 1,58 MJ/km; consumo cidade – 8,6 km/l (etanol) / 12,1 km/l (gasolina); consumo estrada – 11,1 km/l (etanol) / 15,8 km/l (gasolina): Nota C.