No espaço, não conseguimos respirar porque não há oxigênio disponível da mesma forma que na Terra. A atmosfera terrestre nos fornece o ar necessário para a respiração, mas no espaço, o ambiente é um vácuo, ou seja, não há ar nem pressão suficiente para manter os gases essenciais para a nossa sobrevivência. Para respirar no espaço, os astronautas precisam de trajes especiais e sistemas de fornecimento de oxigênio, pois fora da Terra, o oxigênio simplesmente não está presente de maneira natural.
Por que não é possível respirar no espaço?
Primeiramente, é importante corrigir uma ideia errada que muitas pessoas acreditam, por diversos motivos. Ao contrário do que muitos imaginam, não é verdade que o espaço não contém oxigênio. Embora o Universo seja, em grande parte, um vácuo, o oxigênio ainda está presente, porém em quantidades extremamente pequenas, insuficientes para a respiração humana. Ele está preso aos átomos das partículas de poeira estelar, sem formar parte do ambiente aberto, como ocorre na Terra. Além disso, há outros gases no espaço, como o hidrogênio (incolor e inflamável) e o hélio, que usamos para encher balões e que, ao ser inalado, altera a nossa voz.
Agora, respondendo à pergunta principal: no espaço, a quantidade de oxigênio e a pressão atmosférica são muito baixas. Isso significa que as condições no ambiente causariam asfixia, pois a pessoa não teria ar suficiente para respirar. O oxigênio seria expelido dos pulmões, levando à perda de consciência. Em menos de dois minutos, os órgãos parariam de funcionar, resultando na morte. Enquanto isso, a falta de pressão faria os fluidos corporais se vaporizar, com os líquidos escapando do corpo. Isso faria com que a pele, os olhos e a boca formassem bolhas.
Por conta disso, todos os astronautas precisam de trajes espaciais, cuja principal função é fornecer oxigênio e eliminar o dióxido de carbono. Além disso, esses trajes protegem contra as temperaturas extremas do espaço e contêm reservatórios de água. De acordo com a NASA, as viseiras dos trajes são revestidas com ouro para proteger os olhos da radiação solar intensa e da luz direta do Sol.
O que acontece com o corpo humano se ficar no espaço sem traje espacial?
No ambiente de vácuo do espaço, a ausência de pressão causaria a formação de bolhas nos fluidos corporais. Embora a maioria dessas bolhas se formasse na pele, elas também poderiam afetar o sangue, resultando em uma embolia. Ao contrário do que filmes e séries costumam mostrar, o corpo não explodiria, já que a nossa pele é bastante elástica, podendo inchar até o dobro do seu tamanho normal.
A falta de oxigênio faria com que a pessoa perdesse a consciência em aproximadamente 15 segundos. Mesmo que ela permanecesse viva por mais um minuto, provavelmente estaria inconsciente. Segundo a National Geographic Brasil, a NASA alerta que, caso a pessoa continuasse viva, em apenas 4 minutos os danos cerebrais seriam irreversíveis.
Outro risco importante é a temperatura, que no espaço pode cair para -100 ºC ou atingir 120 ºC, uma variação extrema em comparação com as condições da Terra. A poeira espacial também representa um perigo: viajando em alta velocidade, ela pode ser mais rápida que uma bala, colocando a vida do astronauta em risco. Além disso, a exposição direta ao Sol pode causar sérios danos aos olhos e, sem proteção, o corpo poderia ser afetado pela radiação solar, aumentando o risco de câncer e outros efeitos nocivos.
Muitas pessoas pensam que segurar a respiração em um ambiente sem oxigênio seria uma boa ideia, mas na verdade isso poderia piorar a situação. Isso ocorre porque, ao igualar a pressão interna com a externa, como ocorre com os mergulhadores quando voltam à superfície, o pulmão se expande de forma abrupta. Essa diferença de pressão pode causar danos consideráveis, com os gases nos pulmões formando bolhas no sangue.
Quando se trata da decomposição do corpo, no espaço, sem oxigênio, o processo não ocorre da maneira que imaginamos. Se o corpo estiver exposto a uma fonte de calor, ele pode se mumificar, mas, caso contrário, provavelmente congelaria. A falta de ar, que acelera a decomposição na Terra, permitiria que o cadáver flutuasse no espaço por milhões de anos sem se deteriorar.
O corpo humano pode se decompor no espaço?
O corpo humano pode se decompor no espaço, mas o processo ocorre de maneira diferente do que na Terra. Se a pessoa estiver usando um traje espacial, a decomposição só acontecerá enquanto houver oxigênio dentro da roupa. Após o esgotamento do oxigênio, o corpo passará a enfrentar condições próprias do ambiente espacial, alterando a forma como a decomposição se dá.