RESUMO DESSE CONTEÚDO
Em 2025, a BYD ultrapassou a Honda e se tornou a 7ª marca que mais vende carros zero km no Brasil, com 66.419 emplacamentos entre janeiro e agosto. O crescimento da montadora chinesa é impulsionado por estoques elevados, campanhas agressivas e preços competitivos. No segmento de híbridos, a BYD vendeu 18 vezes mais que a Honda, oferecendo modelos mais acessíveis e com maior autonomia elétrica. Tanto a BYD quanto a Honda possuem fábricas no Brasil, mas a BYD foca exclusivamente em veículos elétricos e híbridos, reforçando sua presença no mercado nacional.
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A BYD conquistou a sétima posição no ranking das marcas mais vendidas do Brasil em 2025, superando a Honda. O levantamento considera os dados acumulados de janeiro a agosto, divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Ranking das 10 marcas mais vendidas até agosto de 2025
Entre janeiro e agosto de 2025, a BYD registrou 66.419 veículos emplacados, enquanto a Honda ficou com 65.589 unidades. O top 10 das marcas que mais venderam carros zero km ficou assim:
- Volkswagen: 223.996 veículos
- Fiat: 196.551 veículos
- Chevrolet: 133.597 veículos
- Hyundai: 117.284 veículos
- Toyota: 89.825 veículos
- Jeep: 74.543 veículos
- BYD: 66.419 veículos
- Honda: 65.589 veículos
- Renault: 60.713 veículos
- Nissan: 44.571 veículos
No comparativo mensal, a BYD superou a Honda nos meses de abril, maio, julho e agosto, com a maior diferença registrada nos dois últimos meses.
Crescimento da BYD e estoque elevado
Em 2024, a BYD ocupava a 10ª posição com 76.402 veículos emplacados, enquanto a Honda estava em 8º lugar com 91.450 unidades. O crescimento da marca chinesa é impulsionado principalmente pelo estoque elevado de veículos no país.
“O poder de fogo dos chineses não se restringe ao Brasil, mas se estende a toda a América Latina. Com o nível de estoques que estão formando, não duvido que em breve superem também a Jeep”, avalia Paulo Garbossa, especialista em mercado automotivo e diretor da ADK Automotive.
Segundo Milad Kalume Neto, consultor independente do setor automotivo, o estoque permite à BYD reduzir preços e realizar campanhas agressivas, tornando-a mais competitiva.
“A Honda é uma marca forte e deve recuperar espaço em breve. A BYD tem condições de permanecer entre as 10 mais vendidas, podendo até chegar ao top 5, mas apenas no longo prazo”, comenta o especialista.
A atenção ao estoque também vem da Anfavea. Em julho, o presidente Igor Calvet destacou que os veículos chineses parados no Brasil chegaram a 111 mil unidades, impactando a dinâmica do mercado.
Híbridos: BYD domina o mercado
No segmento de híbridos, a BYD vendeu 18 vezes mais que a Honda em 2025. Entre janeiro e agosto, foram emplacados 31.953 veículos da BYD contra apenas 1.774 da Honda.
Modelos híbridos da BYD:
- BYD Shark: R$ 379.800
- BYD King: a partir de R$ 169.990
- BYD Song Plus: R$ 249.990
- BYD Song Plus Premium: R$ 299.800
- BYD Song Pro: a partir de R$ 189.990
Modelos híbridos da Honda:
- Honda Civic Advanced Hybrid: R$ 265.900
- Honda Accord Advanced Hybrid: R$ 332.400
- Honda CR-V Advanced Hybrid: R$ 352.900
O híbrido mais acessível da Honda custa quase 40% a mais que o modelo mais barato da BYD, o Song Pro. Além disso, os veículos da BYD oferecem maior autonomia elétrica, podendo rodar até 39 km apenas no modo elétrico, recurso ausente nos modelos Honda.
Produção local: Honda e BYD no Brasil
A Honda está presente no Brasil desde 1971, inicialmente com motocicletas. Seus automóveis começaram a ser importados em 1992 e a produção nacional do Civic iniciou em 1997 na fábrica de Sumaré (SP). Atualmente, a unidade se dedica à fabricação de motores e componentes, incluindo o primeiro motor híbrido flex, com investimento de R$ 4,2 bilhões.
No portfólio da Honda, apenas HR-V e as duas versões do City são produzidos nacionalmente na unidade de Itirapina (SP); os demais modelos são importados.
A BYD, por sua vez, foca exclusivamente em veículos elétricos e híbridos. Sua fábrica em Camaçari (BA) produz modelos como Dolphin Mini, Song Pro e King. A marca também anunciou o desenvolvimento de um motor híbrido flex para o Song Pro, reforçando sua estratégia de crescimento no país.