No YouTube, os criadores de conteúdo podem publicar vídeos a qualquer momento, mas isso nem sempre significa que será o horário ideal. Descubra qual é o melhor momento para postar no YouTube e como utilizar uma programação estratégica a seu favor.
Conteúdo e relevância
O YouTube funciona com algoritmos e regras próprias, o que significa que o alcance de um vídeo pode ser impulsionado ou limitado de acordo com o cumprimento das diretrizes da plataforma. Para se destacar, é importante entender como utilizar as ferramentas do site e gerenciar a comunidade e o público.
Os usuários valorizam conteúdos bem produzidos e relevantes. Se um vídeo aborda um tema envolvente, ele tem o potencial de atrair mais visualizações do que outros semelhantes. Combinar qualidade com o horário certo de publicação pode ser uma estratégia eficaz para conquistar novos inscritos e manter espectadores recorrentes.
Melhor horário para postar no YouTube
A realidade é que definir “o melhor horário para postar no YouTube” é uma tarefa incerta. O próprio YouTube aponta horários de pico, mas não estabelece regras fixas sobre a hora ou agendamento das postagens.
O criador de um canal pode escolher publicar seu vídeo às 15h ou às 2h. A escolha depende do objetivo de quem está publicando. Mas será que a postagem será eficaz, independentemente do horário? Isso vai depender.
É essencial aprender a analisar dados simples para identificar o melhor dia e horário para lançar um vídeo novo. De acordo com o YouTube, “para encontrar esse equilíbrio, é preciso testar diferentes dias e horários para suas publicações e monitorar o desempenho do seu canal.”
Usando a análise de dados do YouTube
Acesse a página do YouTube Studio, que está disponível para todos os canais registrados, e em seguida, vá até a seção de Estatísticas.
No painel “Estatísticas do canal”, você encontrará uma visão detalhada de diversos dados sobre os espectadores dos seus vídeos.
Aqui você pode conferir, por exemplo:
- O número de visualizações dos seus vídeos
- Quantos inscritos foram conquistados nas últimas horas
- Quais vídeos tiveram mais acessos recentemente
- Quanto tempo os usuários passaram assistindo aos seus vídeos
- Visualizações em tempo real de visitantes no canal
O último item, as visualizações em tempo real, mostra os horários em que seu canal está recebendo mais visitas. Para saber o pico de audiência, basta passar o cursor do mouse por cima.
Com base nisso, é possível definir estratégias e realizar testes. Uma boa opção é começar a publicar os vídeos exclusivamente durante os horários de pico indicados em tempo real. As visualizações aumentaram? Se sim, pode ser interessante manter esse horário.
Outra estratégia válida é criar uma grade de programação e segui-la por um período. Isso ajuda a acostumar seu público a visitar o canal em um dia ou horário específico.
Vale destacar, no entanto, que cada caso é único. Não existe uma “fórmula mágica” para determinar o horário ideal de publicação no YouTube. O ideal é entender o perfil do seu canal e realizar testes para encontrar a melhor abordagem.