O mercado de carros elétricos no Brasil alcançou um marco histórico em setembro: pela primeira vez, as vendas mensais ultrapassaram 8 mil unidades, somando 8.023 emplacamentos.
A BYD manteve uma liderança isolada, com 5.687 carros vendidos e 70,9% de participação — ou seja, sete em cada dez elétricos vendidos no país são da marca chinesa. Esse desempenho reforça o domínio da fabricante, que também lidera com folga no acumulado do ano.
Mercado concentrado e disputa acirrada pelo segundo lugar
O ranking de setembro mostrou uma forte concentração: as três primeiras marcas responderam por 84% das vendas totais.
A Volvo e a GWM protagonizaram a disputa mais equilibrada do mês, separadas por apenas uma unidade.
- Volvo: 430 carros vendidos
- GWM: 429 unidades
Já a General Motors (GM) surpreendeu com 421 emplacamentos, graças ao sucesso do Chevrolet Spark EUV. O resultado garantiu 5,25% de participação — bem acima dos 1,53% registrados no acumulado de 2025.
Marcas chinesas ganham espaço no Top 10
Duas novas fabricantes chinesas estrearam com força no mercado nacional:
- Geely – 196 unidades do SUV EX5
- GAC – 194 unidades
Ambas conquistaram a quinta e sexta posições no ranking, respectivamente, mostrando que a concorrência chinesa no segmento elétrico deve crescer ainda mais.
A Omoda Jaecoo, com o Omoda 5 BEV (98), ficou em sétimo lugar, seguida pela Zeekr, com 92 unidades.
Entre as marcas premium alemãs, destaque para:
- BMW – 87 carros
- Audi e Porsche – completando o Top 15.
Renault perde fôlego, mas segue bem no acumulado
Após bons resultados anteriores, a Renault teve um mês mais discreto: vendeu 74 unidades, ficando em 11º lugar. Mesmo assim, mantém a quarta posição no acumulado de 2025.
Essa variação mensal mostra como o mercado de elétricos é dinâmico e competitivo, influenciado pela chegada de novos modelos, disponibilidade de estoque e resposta dos consumidores.
Tendências: domínio da BYD e avanço chinês
O panorama de setembro reforça que a BYD segue imbatível na liderança, mas o mercado começa a se diversificar.
- Volvo e GWM disputam a vice-liderança de forma constante.
- A GM mostra fôlego para brigar entre as líderes.
- E novas marcas chinesas ampliam sua presença no Brasil.
O cenário aponta para uma competição cada vez mais acirrada no segmento de veículos elétricos — e um consumidor mais aberto à inovação e novas marcas.
Marcas mais vendidas em setembro de 2025
Posição | Fabricante | Unidades (Set) | Participação (Set) |
---|---|---|---|
1º | BYD | 5.687 | 70,88% |
2º | Volvo | 430 | 5,36% |
3º | GWM | 429 | 5,35% |
4º | General Motors | 421 | 5,25% |
5º | Geely | 196 | 2,44% |
6º | GAC | 194 | 2,42% |
7º | Omoda Jaecoo | 98 | 1,22% |
8º | Zeekr | 92 | 1,15% |
9º | BMW | 87 | 1,08% |
10º | Nissan | 77 | 0,96% |
11º | Renault | 74 | 0,92% |
12º | JAC | 58 | 0,72% |
13º | Mini | 46 | 0,57% |
14º | Porsche | 31 | 0,39% |
15º | Audi | 26 | 0,32% |
Top 15 Total | — | 7.946 | 99,04% |