RESUMO DESSE CONTEÚDO
A chinesa Leapmotor vai estrear no Brasil em novembro, trazendo os SUVs elétrico e híbrido C10 e B10. O C10 será oferecido em versão elétrica e ultra-híbrida, com potência de 231 cv e autonomia de até 1.190 km no modo combinado. O B10 é um SUV de porte maior, com motor elétrico traseiro de 218 cv e autonomia de até 460 km.
A marca chega em parceria com a Stellantis, que vai aproveitar parte de sua rede de concessionárias e oferecer serviços como pontos de recarga, seguros e logística compartilhada. A chegada da Leapmotor reforça a expansão das fabricantes chinesas no Brasil, em um mercado que cresce rapidamente para veículos elétricos.
Conteúdo resumido pelo autor para vídeo.
A fabricante chinesa Leapmotor vai desembarcar oficialmente no Brasil em novembro, trazendo ao mercado os SUVs C10 e B10. A chegada da marca acontece com exposições previstas no Salão do Automóvel e uma preparação estratégica da rede de concessionárias, que em muitos casos vai aproveitar estruturas já existentes de marcas da Stellantis, como Jeep, Fiat, Peugeot e Citroën. Embora os showrooms sejam independentes, as oficinas poderão ser compartilhadas entre as marcas.
C10: tecnologia elétrica e híbrida em um SUV médio
O C10 é um SUV de porte médio que será oferecido em duas versões: totalmente elétrica ou híbrida com extensor de autonomia, um sistema em que o motor a combustão funciona apenas como gerador de energia. A potência é de 231 cv em ambas as versões, enquanto a opção elétrica entrega 32,6 kgfm de torque e autonomia de até 530 km, dependendo do tamanho da bateria. No modo ultra-híbrido, o veículo consegue percorrer até 1.190 km, combinando bateria e motor a gasolina de 1.5 litro.
Com 4,74 metros de comprimento e 2,83 metros de entre-eixos, o C10 tem dimensões semelhantes às de SUVs como o Jeep Commander, mas com tecnologia elétrica de última geração.
B10: SUV global maior que os concorrentes
O B10 é um SUV ligeiramente maior, projetado para atender mercados globais. Ele possui 4,52 metros de comprimento e 2,74 metros de entre-eixos, oferecendo um espaço interno generoso, mas com porta-malas de 420 litros, abaixo de rivais como o Corolla Cross. Sua motorização elétrica traseira entrega 218 cv e 24,5 kgfm de torque, com duas opções de bateria, proporcionando autonomia de 380 km ou 460 km.
Além do veículo, a Leapmotor vai disponibilizar serviços como pontos de recarga e parcerias com seguradoras, aproveitando o centro de distribuição de peças da Stellantis em Betim (MG).
Expansão chinesa e parceria com Stellantis
Fundada em 2015, a Leapmotor começou a vender elétricos em 2019. A parceria com a Stellantis em 2023 impulsionou sua expansão global, criando a Leapmotor International, onde o grupo chinês detém 51% e a Stellantis 49% das ações. Com mais de 400 mil veículos vendidos em 2025 e crescimento de 130%, a marca mira a América Latina como próximo passo estratégico.
O Brasil se torna mais um destino da expansão de fabricantes chineses, ao lado de GAC Motor, MG e Changan, que também estão investindo no mercado nacional em 2025.