A Uber anunciou uma importante atualização nas regras para os motoristas parceiros. A partir de 5 de janeiro de 2026, diversos modelos deixarão de ser aceitos nas categorias Comfort e Black, que são as opções premium da plataforma.
A mudança, segundo a empresa, tem como objetivo melhorar a experiência dos passageiros e motoristas, tornando as viagens nessas categorias mais confortáveis e atrativas.
Mas a decisão causou polêmica: carros novos como o Citroën Basalt e o Renault Kardian ficaram de fora da nova lista, o que surpreendeu muitos motoristas.
Por que a Uber está mudando as regras
A plataforma afirma que as alterações são resultado de pesquisas com usuários e análises de mercado, que indicaram a necessidade de modernizar a frota e valorizar aspectos mais ligados ao conforto. Antes, o tamanho do porta-malas era um dos critérios principais; agora, passam a contar mais o espaço interno, o ano e o modelo do veículo.
O que muda na categoria Uber Black
Na categoria Uber Black, o foco será a atualização dos modelos aceitos. O ano mínimo de fabricação dos veículos subiu, e passa a variar conforme a cidade.
Alguns exemplos:
- Volkswagen Virtus: aceito apenas se for a partir de 2026
- Renault Duster, VW Nivus e Honda City: somente modelos 2023 ou mais novos
Além disso, alguns modelos serão excluídos totalmente, independentemente do ano:
Citroën Basalt, Caoa Chery Tiggo 3X, Caoa Chery Tiggo 3, Hyundai Kona, JAC J3, JAC iEV40, Peugeot e-2008 e Renault Kardian.
Para permanecer no Uber Black, o carro também precisa ter ar-condicionado, quatro portas e estar em uma das cores aceitas: preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco.
Os motoristas devem ainda ter mais de 100 viagens concluídas (fora das categorias Moto, Flash Moto e Táxi) e média mínima de 4,85 nas avaliações.
O que muda na categoria Uber Comfort
No Uber Comfort, o foco também será o ano de fabricação dos veículos. Modelos como Chevrolet Cobalt, Chevrolet Prisma, Renault Logan, Toyota Etios Sedan e Volkswagen Voyage só serão aceitos se forem fabricados entre 2018 e 2019. Já o Fiat Argo e o Volkswagen Polo precisarão ser a partir de 2023.
Mas a mudança mais drástica é para o Renault Logan, que será totalmente excluído do Comfort — independente do ano — a partir de 6 de julho de 2026.
Assim como no Black, os carros precisam ter ar-condicionado, quatro portas e capacidade para cinco pessoas, além de o motorista manter nota mínima de 4,85 e mais de 100 viagens concluídas.
O que muda no UberX?
No UberX, as regras variam conforme o município. De forma geral, carros fabricados até 2015 não poderão mais receber chamadas da categoria em cidades que limitam a idade dos veículos por regulamentação local. A Uber recomenda que os motoristas verifiquem as exigências específicas de sua cidade no site oficial da empresa.
A Uber busca, com as novas regras, elevar o padrão de qualidade e conforto de suas categorias superiores, mas a decisão de barrar modelos recentes levantou críticas entre os parceiros. A transição começa em janeiro de 2026, com a exclusão de modelos e ajustes nos anos de fabricação mínimos para Comfort e Black.