Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), um antigo texto profético ganhou destaque nas redes sociais. A passagem, atribuída ao astrólogo francês Nostradamus, autor do livro Les Prophéties publicado em 1555, vem sendo apontada como uma possível previsão do ocorrido.
“Com a morte de um Pontífice muito velho / Um romano de boa idade será eleito / Dirão dele que enfraquece sua sede / Mas por muito tempo reinará com atividade mordaz”.
A profecia sugeriria a morte de um papa de idade avançada em 2025, marcando o início de um período de fragilidade para a Igreja Católica. Seu sucessor seria descrito como “um jovem romano, maduro e de pele escura”.
Quadras poéticas de Nostradamus
Em 1555, o francês Nostradamus lançou um livro chamado As Profecias, reunindo centenas de versos curtos compostos por quatro linhas, conhecidos como quadras poéticas. Esses textos foram escritos com uma linguagem enigmática e complexa, utilizando uma mistura de francês antigo, latim e grego.
Curiosamente, Nostradamus quase nunca indicava datas específicas em suas previsões. Com o tempo, foram os próprios leitores e estudiosos que passaram a associar eventos históricos a suas quadras.
Diversas dessas interpretações ligam seus escritos a acontecimentos marcantes, como o Grande Incêndio de Londres (1666), a Revolução Francesa (1789) e até o assassinato de John F. Kennedy (1963).
Apesar de suas profecias despertarem ceticismo por serem consideradas vagas ou amplas demais, ainda hoje há quem veja nelas sinais do destino e pistas sobre o futuro.
Nostradamus e a morte do Papa
O papa Francisco faleceu aos 88 anos, após liderar a Igreja Católica por 12 anos. Ele estava em recuperação de uma pneumonia em ambos os pulmões, depois de passar 38 dias internado.
Francisco entra para a história como o quarto papa mais idoso a falecer durante o exercício do pontificado. Superam sua longevidade apenas Leão XIII, que morreu aos 93 anos em 1903; Celestino III, aos 92, em 1198; e Gregório XII, que faleceu aos 90 anos em 1417.
Com o fim de um pontificado marcado por mudanças e posições ousadas, cresce a expectativa sobre os rumos da Igreja.
Nos próximos dias, a escolha do novo papa acontecerá por meio do Conclave, processo tradicional da Igreja.